Vídeo espetacular de um míssil explodindo uma fragata da marinha norueguesa

Vídeo espetacular de um míssil explodindo uma fragata da marinha norueguesa

O míssil mais devastador é o míssil Moskit, que foi desenvolvido na década de 1980 pelas forças militares russas para combater destróieres americanos. Ele é considerado o campeão de destruição por causa da absurda velocidade que pode atingir: cerca de 3 600 km/h! É mais que os americanos Patriot (3 000 km/h), Tomahawk (880 km/h), o francês Exocet (1 138 km/h) ou o russo Scud (800 km/h).
Quando se fala em mísseis, a velocidade é um critério determinante para definir seu poder arrasador. Pense bem: quando a arma rasga o céu bem rápido, diminuem as possibilidades de defesa. Veja o exemplo do Moskit: para atingir um alvo a 200 quilômetros de distância, ele levaria pouco mais de três minutos. Os navios-alvo geralmente detectam a “encrenca” quando ela está a 30 segundos de explodir. Abaixo você confere um vídeo impressionante de um novo míssil de ataque naval norueguês testado em Andøya, no norte da Noruega. A arma de quatro metros de comprimento e 150 quilômetros de alcance atira e explode a fragata KNM Trondheim.

Wow!!! Tá certo que os mais avançados navios de combate têm algumas táticas de defesa: lançamento de contra-ataque, bloqueio eletrônico do míssil, canhões de tiro rápido e mísseis antimísseis. Só que – como falamos antes – em meio minuto não dá pra fazer praticamente nada… Talvez pegar o colete salva-vidas e procurar o bote mais próximo – afinal, mísseis como este do vídeo pode afundar um “naviozão” de guerra.

Além do vídeo – que mostra claramente o poder que esses mísseis tem – como exemplo podemos citar um caso que aconteceu no dia 17 de maio de 1987, com a fragata USS Stark da Marinha dos EUA, que foi atingida por dois mísseis Exocet AM39 lançados por um jato Mirage F1 iraquiano, durante a guerra Irã-Iraque.

Os impactos dos mísseis provocaram a morte de 37 tripulantes, mas por sorte o navio não afundou, devido ao trabalho das equipes de controle de avarias e do mar calmo.
O incidente trouxe ao debate novamente a vulnerabilidade dos navios de superfície aos ataques com mísseis antinavio.
Share on Google Plus

About Rodrigo Bello

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of OlhaEsseVideo. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário