Conheça a única cidade do Mundo que tem um sol Artificial

Conheça a única cidade do Mundo que tem um sol Artificial

Os habitantes da pequena cidade norueguesa chamada de Rjukan finalmente viram os raios de sol durante os meses de inverno. Localizada em meio a montanhas escarpadas, a cidade permanece nas sombras durante seis meses por ano; por este motivo seus habitantes têm que subir no topo das montanhas, através de um teleférico, para que seus organismos não fiquem com níveis muito baixos de vitamina D.
Recentemente, entretanto, os fracos raios de sol do inverno atingiram pela primeira vez a praça do mercado da cidade, graças a três enormes espelhos – helióstatos – instalados na montanha. O projeto foi liderado pela comunidade.

 Os espelhos foram transportados através de um helicóptero e instalados a 450 metros da praça da cidade. Os espelhos/helióstatos são controlados por computador e são comumente usados para gerar energia nas quentes regiões do Oriente Médio.


Neste caso, a energia solar absorvida pelos helióstatos é utilizada pala fazer com que estes se movimentem seguindo a trajetória solar.

 A ideia vinha sendo desenvolvida desde 2005 por Martin Andersen, um artista que mora na região e que ajudou a angariar fundos através de patrocinadores. A maioria do dinheiro foi doada pela Norsk Hydro, central hidroelétrica fundada por Sam Eyde, empresário norueguês que, há 100 anos, fundou a cidade para que seus funcionários pudessem morar próximo à sua empresa. Atualmente, a antiga fábrica está ocupada pelo Museu Industrial da Noruega

Share on Google Plus

About Rodrigo Bello

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of OlhaEsseVideo. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário